Monday, April 25, 2011

Dias da Semana

Saber dizer os dias da semana é uma parte básica do vocabulário quando aprendemos um idioma. Em hebraico, os dias da semana são bem simples de memorizar já que seguem uma linha lógica: domingo é o "primeiro dia", segunda o "segundo dia", e assim por diante. O shabbat e o único dia da semana que tem o seu nome próprio.


Qual o seu dia da semana favorito?

25 comments:

  1. Shalom, Silvio!
    Estive navegando por tua casa virtual e realmente ensinas de modo simples, sem pressa e claramente, gostei muito!
    Quando traduzo e translitero alguma música, tal qual Shchorah Sheli, invariavelmente tem sempre alguém que me pergunta porque escutam de um jeito e eu coloco como se fosse sho, pois o som do ch é assim aqui! Comecei a colocor embaixo, que o ch tem som de dois erres rs
    Amei a música! Volta e meia estarei aqui para ver as novidades. Colocarei teu site na Página onde estão os lugares que devem procurar.
    Mazal Tov, RivkahCohen
    http://www.rivkah.com.br

    ReplyDelete
  2. Oi!!!
    Conheci um israelita e busncando aprender um pocuo sobre o idioma encontrei tua página...estou adorando!Obrigada
    Giseli

    ReplyDelete
  3. Shalom Giseli,

    Muito obrigado - espero que o Hebraico Fácil possa lhe ajudar bastante! Qualquer dúvida é so escrever. Um abraço!

    ReplyDelete
  4. olá!! acessei seu blog alguns dias atrás
    achei maravilhoso, e também a sua idéia
    de divulgar um lingua tão linda que é a lingua
    hebraica, que Deus continue te abençoando rica e abundantemente. abraços
    ricardo (rcostalves)

    ReplyDelete
  5. Amigo Silvio parabens pelo trabalho que faz através do seu site, ensinando esta língua que soa mesmo muito linda.

    Deus o abençoe

    ReplyDelete
  6. Shalom Viriato e rCosta,

    Muito obrigado meus queridos. É sempre uma forte emoçao e prazer receber seus comentários e elogios (e críticas, claro..rsrs.). Um forte abraço para vocês e qualquer dúvida estou ao dispor.

    ReplyDelete
  7. Shalom, Silvio! Infelizmente eu não sei hebraico ainda, mas pretendo aprender. Já sei algumas palavras soltas, mas não é o bastante. Procurando aprender pela internet, encontrei o seu site, e ame! 1º, a sua iniciativa de ajudar o outro sem interesse financeiro, e sim, para apenas partilhar o seu saber. E que 'saber'! E a sua dedicação e amor a esse idioma, que não podemos deixar morrer, de jeito nenhum! Todah Rabah! Vania Andrioli.

    ReplyDelete
  8. Silvio, sou evangélico e Deus tem despertado em meu coração o desejo de aprender o Hebraico. Encontrei teu blog hoje e já adicionei aos meu feed RSS.
    Tenho uma pergunta a fazer, meu nome é Jamil, que em árabe quer dizer bonito, belo, formoso. Estou interessado em colocar o nome do meu filho de Noah, porém, pesquisando na net, tenho encontrado significados um pouco tanto estranhos, então me surgiu a vontade de colocar o nome do meu filho de bonito, belo ou formoso em hebraico. Pesquisando no Google Translate, a tradução de bonito para hebraico é יפה, porém não sei como se lê. Pode me ajudar com isso?
    Parabéns pelo blog. Você ganhou um seguidor.

    ReplyDelete
  9. Shalom Jamil,

    A palavra bonito em hebraico se pronuncia YAFÉ. Existem outras palavras que podem ter o mesmo significado de bonito, belo, formoso, como por exemplo NAÊ (bonito) ou CHEn (som ch gutural como rr). Chen tem o significado mais de ^charmoso^, mas também pode ser usado como bonito. Espero ter ajudado, qualquer outra pergunta é só escrever. Um forte abraço!

    ReplyDelete
  10. Shalom chaver Sílvio, parabéns por sua iniciativa! Nem sabes como tem nos ajudado. Gostaria de saber se o uso do shevá no meio da palavra pode ser entendido com uma consoante muda perto de outra, como no português ISRAEL. Se vc for ensinar o shevá mais adiante eu aguardo ok?!!! Todá Rabá! Jair

    ReplyDelete
  11. Shalom !
    Estou tentando aprender o hebraico e nas minhas buscas acabei encontrando o seu site que estou gostando. Parabens !
    shalom ve lehitraót
    Patricia

    ReplyDelete
  12. Shalom Patricia,

    Que legal que voce achou o Hebraico Fácil, e mais ainda que estás gostando das aulas. Qualquer dúvida, é só escrever.

    Um forte abraço!

    Silvio

    ReplyDelete
    Replies
    1. Shalom Silvio ,

      Eu comecei a decorar o alfabeto hebraico mas nao consigo pensar em hebraico ...estou com dificuldades. Eu queria escrever e falar simples frases como : como estas ? Qual é o seu nome ?
      Ajuda-me ! Sozinha nao vou conseguir. Eu , desde criança , sempre tive essa paixao pela cultura e lingua hebraica.
      Shaom! Patricia

      Delete
  13. Shalom Patrícia,

    eu te aconselho a acompanhar as aulas, estude cada lição várias vezes. Tenho certeza que em um tempo curto tanto o alfabeto quanto frases ficarão mais claras e simples para você. Obrigado por estar participando e qualquer dúvida estou ao seu dispor.

    ReplyDelete
  14. Que maravilha este teu blog!!! Descobri hoje (17/Adar/5772).
    Vou começar estudando. Muito obrigado por postar estes estudos, que D'us o abençoe.

    ReplyDelete
  15. Olá Silvio,

    O meu nome é Ricardo e sou de Portugal. Sou um curioso da cultura judaica e do Hebraico, mas confesso que apesar da vontade não percebo nada de Hebraico, daí que ao procurar na net encontrei este seu blog muito interessante. Que posso fazer para poder aprender mais? Obrigado
    Shalom

    ReplyDelete
  16. Shalom, chaver silvio.ani, Jurandir.estudei o HEBRAICO basico nivel I,na casa de cultura de YISRAEL, em São Paulo.Hoje ensino o Pouco que aprendi, com muito prazer para pessoas anciosas pelo hebraico, na verdade eu recebo deles um valor, pois moro em outro estado.AVAL TODÁ RABÁ ANÍ SIVÁ RATZON. Seu blog é exelente! Sempre recorro ao HEBRAICO FÀCIL. Shalom SILVIO. MAZAL TOV.

    ReplyDelete
  17. Estou muito interessada em aprender hebraico e você está me ajudando muito.Obrigada, que o Senhor te abençôe e te guarde.

    ReplyDelete
  18. meus parabens querido pelo trabalho,estou aprendendo muito com vc,pois sempre tive a vontade de aprender hebraaico,e com essas dicas ai vai me ajudar muito,JESUS continue te abençoando mais e mais.

    ReplyDelete
  19. SHALOM.
    CHAVER SILVIO
    MUITO OBRIGADO,POR CONTRIBUIR NESTE SITE,SOBRE ESTE ESTUDO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA AQUELES QUE QUEREM APRENDER ESTE MARAVILHOSO IDIOMA.APRENDI MUITA COISA COM ELE E POSSO DIZER
    LILMOD AL MENAT LELÂMED.E COM ISSO VOU ENSINAR TAMBÉM AS PESSOAS QUE QUEREM APRENDER.
    CORDIALMENTE DO SEU CHAVER
    COSME DAMIÃO DE ALMEIDA

    ReplyDelete
  20. Você ensina de um modo muito fácil. PARABÉNS!

    ReplyDelete
  21. Parabéns pelo obra, pela aplicação pela simplicidade e pela excelência, esse trabalho é um caminho para elucidar muita coisa em termos de leitura, o homem que trabalha em prol do muitos, tem dignidade.
    muito bom o trabalho...pode ter certeza que vou fazer uso com alegria e saúde.

    ReplyDelete
  22. TO AMANDO TUDO ISSO E QUE ELSHADAY TE ABENÇOE MAIS E MAIS! MUITO OBRIGADO PROFESSOR.

    ReplyDelete
  23. ÓTIMO CURSO ! MUITO SIMPLES E CLARO ! PARABÉNS !

    ReplyDelete
  24. Ola Silvio,

    Você teria essa lições em PDF? Pois gostaria de leva-las comigo. Pois assim posso ler a qualquer hora do dia.

    O seu blog e ótimo, parabéns!

    ReplyDelete