Wednesday, August 1, 2012

"Como vai?" Saudações em hebraico.


Os nativos da língua hebraica aqui em Israel, são bem criativos no que diz respeito as saudações. Enquanto no português, eu só consigo pensar em algumas formas de saudar alguém e perguntar “como vai?” ou “tudo bem?”, no hebraico existem várias diferentes maneiras de perguntar a mesma coisa.

Aqui vai uma lista “completa” do que você mais ouve em Israel:

מה שלומך?
(má shlomchá?)
Má slomchá é mais formal, mesmo assim muito usado, principalmente com pessoas que temos menos intimidade.  Esta é a forma masculina desta expressão, para se perguntar a uma mulher se usa “má shloméch” , que é escrito da mesma forma (sem os “pontinhos”).


מה קורה?
(má koré?)
Literalmente: “o que acontece?”.


מה המצב?
(má ha-matzáv?)
Literalmente: “qual a situação?”.


מה נישמע?
Literalmente: “o que se ouve?” – Geralmente, muito usado por adolescentes, usa-se a abreviação “má nish?” ( ?מה ניש) :-)


Bem, talvez eu já esteja desacostumado (ou desatualizado) com o que acontece no Brasil, mas vamos lá, quem souber outras formas de saudações usadas no Brasil deixe um comentário.

Até a próxima!

3 comments:

  1. shalom silvio segunda vez que estou em seu blog e meus parabéns,ele tem ajudado a muitas pessoas aqui no brasil,conheci teu blog por um amigo,bom chega de papo e vamos ao que interessa,vc quer mais tipos de saudações aqui vão algumas:oi beleza;olá mano;e ae tudo certo;cola comigo. a que a gente mais usa aqui é: tá tudo da hora.espero que eu possa ter te ajudado até mais.

    ReplyDelete
  2. Shalom Levi!

    Obrigado pela colaboração! Eu sabia que tinha mais no português! torá *rabá!!

    ReplyDelete
  3. Meu professor de hebraico.....silvio achei teu blogg ..... Deus e fiel! Um grande abraco tatiana lazaro....shalom!

    ReplyDelete